A logística reversa é um instrumento para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº12.305/2010) define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada."
Segundo a PNRS, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:
A Engbio fomenta a participação de associações e cooperativas nos sistemas de logística reversa em um Programa que auxilia as empresas a cumprir as metas estabelecidas nos acordos setoriais e termos de compromisso estabelecidos com o poder público.
O diferencial do nosso Programa é que além de cumprir uma obrigação legal a empresa investe na inclusão social dos catadores de materiais recicláveis em um projeto com alto grau de monitoramento e impacto local.
Dentro do contexto do setor de embalagens, o Programa o qual a EngBio participa, recupera mais de 500 ton mensais de embalagens. Em contrapartida foram investidos recursos em todas as associações e cooperativas de catadores parceiras. Os recursos foram destinados a compra de equipamentos e melhoria de infraestrutura das centrais de triagem dos resíduos.
41 99676-7170
Agende uma vista!
Cadastre-se e receba nossas novidades
© 2020 Gestão de Resíduos EngBio Ambiental. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Exato Visual